Basketball Drill Demonstration

Description

O exercício desenrola-se com 9 jogadores e 4 bolas. Para equipas que têm muitas bolas pode ser feito com 12 jogadores e 8 bolas. 

Apenas a fila da esquerda e a fila do meio é que têm bola. O jogador da fila do meio faz um passe para o jogador da fila da direita, sendo que este recebe a bola e lança imediatamente.

O mesmo jogador da fila do meio depois recebe um passe do jogador da fila da esquerda e volta a devolver o passe para a mesma fila. O jogador da fila da esquerda recebe a bola e lança imediatamente. 

A rotação dá-se pela direita, sendo que os jogadores devem levar a bola para a fila que vão ocupar. 

 

Coaching points

Ao fazerem o passe para a direita, os jogadores devem pivotar com o pé direito, esticar bem os braços e a perna esquerda, mantendo uma posição baixa para aumentarem a precisão do passe. A perna esquerda serve como uma proteção contra o defensor, mantendo-se o conceito adversário, corpo e bola. Ao fazerem o passe para a esquerda sucede-se o inverso.   

Para cada membro da equipa deve equivaler 5 cestos convertidos. Assim, se tivermos 9 jogadores numa equipa, aquela que converter 45 cestos em primeiro lugar ganha. 

O exercício pode ser adaptado para os lançamentos serem feitos dos cantos em vez dos extremos. 

Pode ser adaptado para ser efetuado de 2 pontos também, mas à longa distância.

Pode ser adaptado também para não haver passe entre as filas. O jogador lança, ganha o seu próprio ressalto e passa a bola para o jogador seguinte da mesma fila. Neste caso rodam no sentido do relógio.  

Created by Antonio, Basketball Coach, Cape Verde

Lançamento de extremos e distribuidor de 3 pontosShootingBasketball Drills Coaching