Basketball Drill Demonstration

Description

Estamos numa situação de contra-ataque. A primeira coisa que o jogador com bola deve fazer é girar a cabeça e olhar à volta. 

Deve conduzir a bola pelo meio para verificar se vem um outro jogador também do lado direito para conseguirem fazer 3 contra 1.

Ao chegar no ponto assinalado tem que fazer com que o defesa reaja. A maneira ideal é atacar a tabela através do elbow para finalizar com lay up se o defesa não se compremeter com ele.

Se o defesa comprometer-se com ele deve então fazer o passe para o seu colega de equipa para este finalizar com lay up. O passe deve ser feito assim que o defesa mexer um músculo, evitando efetuá-lo sob pressão. O colega de equipa deve temporizar o contra-ataque com o driblador, começando a entrar para a tabela apenas quando estiver na extensão da linha de lance livre e ao mesmo tempo o driblador estiver no topo da linha de 3 pontos.  

O defesa deve baixar para junto da tabela, tentando impedir o lay up e conceder apenas o lançamento, que é a última opção disponível no contra-ataque.

Conceito: early help - early pass; late help - late pass 

Fonte: FIBA drills – Coach Brendan Joyce – Simple drills for developing juniors - minuto 2   

Coaching points

Quem concretizar ou falhar o lançamento vai para a defesa. A defesa passa para o ataque.

Apenas são permitidos no máximo dois passes no exercício.

O exercício pode ser adaptado para os jogadores fazerem o exercício de 8 e o jogador que concretizar ou finalizar o lançamento deve recuar rapidamente para a defesa para defender o 2 contra 1. 

Não é necessário repôr a bola desde fora no caso de finalização com sucesso.

 

 

Created by Antonio, Basketball Coach, Cape Verde

2 contra 12 v 1Basketball Drills Coaching