Este conceito aplica-se a todo o tipo de defesa, mas pode ser ilustrado melhor jogando 3 contra 3.
Quando a bola estiver no topo (situação com os defesas a azul), o jogador que está a defender a bola deve direcçionar o seu adversário para o canto. Os defensores dos extremos devem aplicar o conceito de 1 passo para trás e dois para o lado, protegendo o garrafão (paint).
Quando a bola estiver no extremo esquerdo (situação com os defesas a vermelho), o seu defesa deve fazer o close out apropriadamente e enviar o seu adversário para o canto. O defensor do distribuidor deve aplicar o conceito de 1 passo para trás e dois para o lado, protegendo o garrafão. O defensor do extremo do lado contrário deve aproximar-se do meio, apontando pistolas para aplicar o conceito de triângulo na defesa, alinhando praticamente em forma de I relativamente ao seu colega do topo.
O inverso é válido quando a bola estiver no extremo direito (situação com os defesas a laranja).
Quanto mais para baixo da linha de lance livre a bola estiver, mais o defensor deve aproximar-se do meio, praticamente ficando com a linha de cesto-cesto entre as pernas.
Jogo 3 contra 3: até 7.
Cesto de qualquer distância = 1 ponto
Defesa ganha a bola = 2 pontos e pode logo de seguida atacar
1 Falta = -1 ponto
2 faltas = a defesa sai para fora porque não merece o privilégio de defender
Cada equipa tem 18 segundos para atacar.
Salientar a importância de falar na defesa.
O exercício pode ser adaptado, colocando os 3 defesas em baixo do aro, com as mãos dadas. Após o passe do treinador para os 3 atacantes, posicionam-se para defender, permitindo assim examinar as suas noções de rotação na defesa.
Talent wins games, but chemistry wins championships. Building a positive team culture, establishing shared values, and developing trust creates teams that exceed the sum of their parts.
Getting to the rim is only half the battle. Converting against shot blockers and help defenders requires a toolkit of creative finishes. The best scorers have multiple ways to score at the basket.
Traditional positions are becoming obsolete. Modern basketball rewards versatile players who can handle, pass, shoot, and defend across multiple positions. Developing these skills creates valuable, adaptable players.