Transição para a defesa - 2 contra 2

I can't get enough of Sportplan. It's given me back the enthusiasm...
Cornel

DESCRIPTION

Duas equipas, sendo que a equipa azul ataca sempre para baixo e a equipa vermelha ataca sempre para cima.

Os jogadores de azul atacam primeiro e os de vermelho têm que defendê-los dentro do seu meio campo. Assim que os jogadores de vermelho recuperarem a bola na defesa devem contra-atacar pelo lado contrário, sendo defendidos pelos jogadores de azul apenas até ao meio campo.

A partir de aí, os jogadores de vermelho devem ser defendidos por outros jogadores de azul que haviam previamente entrado no círculo de meio campo assim que os seus colegas passaram do meio campo para atacarem.

O exercício derenrola-se da mesma forma do lado contrário.  

Se uma das equipas marcarem, os seus adversários têm que sair com a bola para fora e atacarem a partir daí. Caso contrário, os adversários apenas têm de ganhar a bola e contra-atacar. 

O exercício pode ser adaptado da seguinte forma para que os jogadores defendam no campo todo:

- Para além dos dois defesas que estão dentro do campo, colocamos dois jogadores, um em cada lado do campo, já preparados para lançarem o contra-ataque, assim que a defesa ganhar a bola.

- Um destes jogadores que partem para o contra-ataque deve obrigatoriamente receber a bola dentro da linha de 3 pontos, enquanto o outro pode partir livremente para o contra-ataque, mas o passe nunca deve ser feito primeiro para ele. 

- Os defesas que haviam lançado o contra-ataque saem para fora, enquanto que os jogadores que haviam atacado partem para a defesa de transição.

- O exercício desenrola-se do mesmo modo do lado contrário.    

Fonte: FIBA drills – Coach Andrej Lemanis – Drills for transition defense - minutos 7 e 10, respetivamente. 

COACHING POINTS

O defesa deve pressionar o atacante com bola, obrigando-o a seguir pela linha lateral. De preferência deve obrigá-lo a ir para o canto da linha de meio campo para que o(s) outro(s) defesa(s) que se encontra(m) no outro meio campo possa(m) aprisioná-lo.

O outro defesa que se encontra na ajuda deve auxiliar o seu colega de equipa, guardando também a bola de modo a tornar o campo mais pequeno para o atacante (ver figura). 

Regras de transição para a defesa:

- No primeiro momento, o jogador que se encontrar mais perto da bola deve pará-la, fazendo pressão sobre o adversário que lança o contra-ataque;

- Os restantes jogadores devem correr imediatamente para trás.  

O exercício deve ser efetuado até que umas das equipas alcance 5 pontos, sendo que cada cesto vale um ponto. 

READ MORE
READ LESS
5461567
1008

SIGN UP NOW FOR FREE

  • search our library of 650+ basketball drills
  • create professional basketball coaching plans
  • or access our tried and tested basketball plans
MORE Defense DRILLS

JOIN SPORTPLAN FOR FREE

  • search our library of 650+ basketball drills
  • create your own professional coaching plans
  • or access our tried and tested plans

Sportplan App

Give it a try - it's better in the app

YOUR SESSION IS STARTING SOON... Join the growing community of basketball coaches plus 650+ drills and pro tools to make coaching easy.
LET'S DO IT