Basketball Drill Demonstration

Description

1 jogador debaixo da tabela, no lado esquerdo, e outros 2 no elbow, de costas voltadas para a tabela, como se estivessem a defender.  

O jogador abaixo da tabela bate a bola nela e de seguida ganha um ressalto. Pivota para à frente com o pé exterior (esquerdo) e passa a bola para o jogador da direita que abriu na linha para receber o passe. Posteriormente acelera nas costas dele para preencher a linha que ele deixou vazia.

Ao receber o passe, o jogador contra ataca com drible com a mão esquerda pelo centro do terreno até o topo da linha de 3 pontos. Chegando neste ponto, deve temporizar, nomeadamente com um drible de hesitação, e posteriormente lançar. 

O jogador que partiu do lado esquerdo da defesa deve fazer o boxing out antecipadamente no jogador que havia previamente ganho o ressalto, impedindo-o de ganhar a bola para atacar. Caso este ganhe a bola deve-se jogar 1 contra 1 até que a defesa ganhe a bola.     

Após os jogadores converterem o cesto, devem ficar naquele lado do campo à espera que os seus colegas façam o mesmo exercício. 

Coaching points

O exercício pode ser efetuado do lado contrário com as devidas adaptações.

O exercício pode ser adaptado para o jogador que recebeu o passe do colega que se encontrava debaixo da tabela seguir com drible pelo meio, efetuar o passe para o lado contrário e fazer boxing out no ressaltador inicial. De seguida o exercício desenrola-se como inicialmente estipulado.   

A rotação deve ser efetuada pela esquerda (sentido do relógio).

Fonte: Dimitri Itoudis – Pre-season practise of Panathenaikos - minuto 22. 

Created by Antonio, Basketball Coach, Cape Verde

Trabalho de pés no ressalto, seguido de boxing outFootwork and MovementBasketball Drills Coaching