Community | 3 contra 2 + 1

Antonio Rodrigues Coach, Cape Verde

DESCRIPTION

1 fila debaixo de ambas as tabelas e uma fila no meio campo. 1 jogador debaixo da tabela, no lado esquerdo, e outros 2 no elbow, de costas voltadas para a tabela, como se estivessem a defender. Para efeitos de iniciação do exercício, o jogador debaixo da tabela bate a bola nela e de seguida ganha um ressalto. Pivota para à frente com o pé exterior (esquerdo) e passa a bola para o jogador da direita que abriu na linha para receber o passe. Posteriormente acelera nas costas dele para preencher a linha que ele deixou vazia, seguindo para à frente para jogarem 3 contra 2 no meio campo contrário. Ao chegar no ponto assinalado, o portador da bola tem que fazer o passe para um dos extremos para tornar o contra-ataque em 2 contra 1 contra o defesa posicionado mais abaixo da tabela. Os extremos devem temporizar o contra-ataque com o driblador, começando a entrarem para a tabela apenas quando estiverem na extensão da linha de lance livre e ao mesmo tempo que o driblador estiver no topo da linha de 3 pontos. Após um dos extremos receber a bola, deve fazer com que o defesa reaja. A maneira ideal é atacar a tabela para finalizar com lay up se o defesa não se compremeter com ele. Se o defesa comprometer-se com ele deve então fazer o passe para o outro extremo para este finalizar com lay up. O passe deve ser feito assim que o defesa mais recuado mexer um músculo, evitando efetuá-lo sob pressão. O defesa mais recuado deve atacar o primeiro passe e o mais adiantado deve atacar o segundo passe e assim sucessivamente. Os dois têm que estar alinhados em paralelo para defenderem o 3 contra 2. Ambos devem tentar impedir o lay up e conceder apenas o lançamento, que é a última opção disponível no contra-ataque. Conceito: early help - early pass; late help - late pass

COACHING POINTS

NB: O terceiro defesa deve imediatamente entrar em campo apenas quando a bola cruzar o seu meio campo defensivo e, para defender, tem que primeiro tocar a linha do círculo do meio campo com os pés. O jogador que errar o último passe ou que efetuar o último lançamento deve preencher a fila do meio campo. Os restantes dois devem preencher a fila debaixo da tabela. Os três defesas que ganharem a bola devem, do mesmo modo, contra-atacar para o lado contrário. A partir daqui, o exercício desenrola-se continuamente, da mesma forma.

This practice has no coaching points

PROGRESSION

This practice has no progressions

READ MORE
READ LESS

JOIN SPORTPLAN FOR FREE

  • search our library of 650+ Basketball drills
  • create your own professional coaching plans
  • or access our tried and tested plans

JOIN SPORTPLAN FOR FREE

  • search our library of 650+ basketball drills
  • create your own professional coaching plans
  • or access our tried and tested plans
;
YOUR SESSION IS STARTING SOON... Join the growing community of basketball coaches plus 650+ drills and pro tools to make coaching easy.
LET'S DO IT